Como escolher cadeiras de escritório? | Guia de Compras - Dicico
Guia de compras

Uma cadeira de escritório perfeita para você!

Ter uma cadeira de escritório confortável e que possibilite uma boa postura é fundamental, independentemente se o objetivo for usá-la na empresa ou no home office. Por isso, preparamos esse guia para ajudar você a escolher a cadeira ideal. Confira!

Uma cadeira de escritório perfeita para você!
Características
Características

Quais características deve ter uma cadeira de escritório?

Ergonômica

Na hora de escolher uma cadeira de escritório é essencial verificar sua ergonomia, afinal, passamos muito tempo sentados nela. Uma cadeira ergonômica é aquela que proporciona ao usuário manter uma boa postura, com perfeita posição dos braços, pernas e costas.

Adequada às características físicas

A cadeira de escritório precisa ser adequada às características físicas, como altura e peso, de quem irá utilizá-la. Assim, é importante ficar atento às especificações técnicas informadas em cada modelo.

Regulável

É importante que a cadeira de escritório tenha regulagem para que você possa ajustar a altura do assento, o apoio do braço e a inclinação do encosto. A altura da cadeira também deve ser adequada à mesa onde irá utilizá-la, evitando que o joelho fique pressionado junto ao tampo.

Estabilidade e mobilidade

As cadeiras de escritório devem oferecer estabilidade para que o usuário sinta-se seguro e confortável. É aconselhável que as cadeiras sejam giratórias e tenham rodízios (rodas) para facilitar o deslocamento.

Partes
Como devem ser as partes de uma cadeira?

Como devem ser as partes de uma cadeira?

Assento

  • O assento deve ser largo para que você se sinta confortável
  • É importante também que o assento dê suporte à quase totalidade de suas coxas.
  • A alavanca que aciona a regulagem de altura costuma ficar embaixo do próprio assento. Para ajustar, utiliza-se o peso do próprio corpo.

Encosto

  • O encosto da cadeira de escritório deve ter forma e dimensões adequadas.
  • É importante saber que o encosto deve formar um ângulo um pouco maior que 90° com o assento.
  • Para verificar se o encosto da cadeira é ideal, você deve sentar-se com a postura reta, mas relaxada, e avaliar se as costas estão completamente apoiadas no encosto.
Apoio de braços

Apoio de braços

  • Uma cadeira de escritório que tenha apoio para colocar os cotovelos e antebraços ajuda a manter a postura correta.
  • Ao ajustar os apoios, certifique-se de que não pressionem os quadris e não façam a cadeira ficar presa à mesa.
  • Os apoios não devem ficar muito altos, pois seus braços precisam ficar livres para os movimentos.

Base

  • Se a base da cadeira de escritório for giratória, você terá mais liberdade para se movimentar em seu eixo, evitando a torção da coluna.
  • As cadeiras com cinco pontos de apoio em forma de estrelas são as mais estáveis e têm menos risco de queda.
  • Os rodízios (rodas) oferecem comodidade no deslocamento.
Materiais

Quais os materiais usados na cadeira de escritório?

Quais os materiais usados na cadeira de escritório?

Estofado

O estofado do assento da cadeira deve ter, pelo menos, 20 milímetros de espessura.

Revestimento

Na hora de escolher um revestimento, além da questão estética, considere aspectos como conforto, manutenção e durabilidade. Há opções variadas de materiais, como tecido, nylon e couro.

Estrutura

A base ou coluna da cadeira de escritório geralmente é feita de metal ou aço, em alguns casos também pode ser de madeira. O banco e as rodas podem ser de nylon ou de plástico.

Dicas

Dicas de uso, segurança e manutenção

Dicas de uso

Dicas de uso

  • Fique em pé ao lado da cadeira e ajuste a altura do assento para que fique logo abaixo de seu joelho.
  • Quando estiver sentado, é importante que a borda superior da tela do computador esteja no nível dos olhos ou um pouco abaixo.
  • Sua cabeça e pescoço devem estar em uma posição reta e seus ombros relaxados. Já seus cotovelos devem estar próximos ao corpo e dobrados de modo que braços e antebraços formem um ângulo reto (de 90°) quando as mãos estiverem apoiadas sobre o tampo da mesa.
  • Os joelhos também devem ficar dobrados em um ângulo reto (de 90°) e seus pés apoiados no chão. Caso não alcance o chão, use um apoio para os pés, de preferência ajustável e antiderrapante.

Dicas de segurança

  • Para o uso seguro da cadeira de escritório, é essencial respeitar o peso indicado pelo fabricante e não exceder essa carga.
  • Não use a cadeira de escritório para fins diferentes dos estabelecidos. Subir em pé sobre uma cadeira pode causar danos à estrutura e, pior ainda, provocar um acidente.

Dicas de manutenção

  • Verifique e ajuste os parafusos de sua cadeira de escritório a cada quatro meses ou com frequência maior caso o uso seja muito intenso. Assim, você evitará que algum dos parafusos se desprenda.
  • Para manter as rodas dos pés da cadeira girando e movendo-se suavemente, é preciso limpar os fiapos e demais sujeiras acumuladas. Essa limpeza deve ser feita todos os meses, especialmente se a cadeira estiver em um tapete.
  • Use um aspirador de pó para limpar o revestimento da cadeira, especialmente na junção entre o assento e o encosto, onde geralmente há acúmulo de poeira.
  • Caso o revestimento seja de couro ecológico, você pode limpá-lo com um pano úmido. Caso seja de tecido, você pode usar removedores de manchas especiais para tecidos.
categoría de cadeiras de escritorio

Encontre na Dicico cadeiras de escritório para seu projeto

Encontre o modelo da cadeira adequada para seu escritório categoria de Cadeiras de escritório.

Categorias relacionadas

Mesas de escritório

Mesas de escritório

Variedade para montar o seu escritório como quiser.

Escritório

Organização de escritório

As melhores soluções para organizar e otimizar seu escritório.