Como escolher martelo demolidor - Guia de Comrpas - Ferramentas | Dicico
Guia de Compras

Martelo demolidor: uma ferramenta de alto impacto

Os martelos demolidores são indicados para trabalhos pesados, como demolição, remoção de materiais excedentes em processos de construção e perfuração de superfícies duras. Conheça as características e os benefícios dos martelos demolidores neste guia da Dicico.

MArtillo demoledor

Características

Características do martelo demolidor

Características do martelo demolidor

O martelo demolidor é uma ferramenta elétrica ou pneumática para perfuração em materiais duros de construção. É uma combinação entre martelo perfurador e um formão percutor, que, com alta velocidade e forte impacto, permitem demolir vários materiais.

Essa ferramenta faz com que a broca misture um movimento de golpe (martelo de impacto), com impactos de alta potência, ou golpes e de rotação ao mesmo tempo (martelos combinados), capazes de superar a resistência dos materiais de construção mais duros.

Como escolher?

Como escolher um martelo demolidor?

Como escolher um martelo demolidor?

Potência

Os martelos demolidores são caracterizados pela capacidade de manobra e pela potência, que é a sua energia de impacto. Os modelos maiores ou mais pesados terão maior potência, mas podem ser mais difíceis de manobrar e armazenar.

Considere um nível adequado de potência, que é dado pelo número de golpes por minuto e pela força de impacto, medida em Joules. Com maior força e intensidade de impacto, o martelo exigirá mais potência de trabalho, que é medida em Watts.

Brocas

Verifique as opções existentes de brocas para martelos de demolição. Escolha um modelo que tenha uma grande variedade de brocas.

Sistema antivibração

O sistema antivibração do martelo é um aspecto extremamente importante no manuseio da ferramenta. Esses sistemas reduzem a vibração, o que diminui a quantidade de ruído e desgaste do seu corpo ao trabalhar.

Tamanho

Preferencialmente, prefira um modelo fácil de usar e leve, o que ajudará a manobrar.

Onde usar?

Onde usar martelos demolidores?

Onde usar martelos demolidores?

Os martelos demolidores são usados para demolir pavimentos, fazer furos grandes ou demolir edificações. Comumente usado em alvenaria, pedras, concreto e asfalto.

Tipos
Tipos de martelos demolidores

Martelo demolidor pneumático

É um martelo portátil de manejo individual, que baseia seu funcionamento em um equipamento compressor, capaz de fornecer um volume de ar comprimido suficiente para realizar as operações da ferramenta.

Funciona de forma semelhante a um martelo, fragmentando a superfície em pedaços. Não é usado em superfícies verticais, como paredes ou muros, pois não é prático para essas aplicações.

Importante:
Por causa do seu peso, é difícil manter o martelo na posição horizontal.

Martelo demolidor hidráulico

Possui um tamanho consideravelmente maior e tem um sistema de funcionamento semelhante a um martelo pneumático. Porém, a diferença está no fato de ser acionado através de um fluido especial, denominado fluido hidráulico.

Importante:
Geralmente, é um martelo acoplado a um veículo, como uma escavadora, sendo conduzido pelo mesmo operador do veículo.

Dado à sua potência é muito comum que esse martelo seja utilizado em grandes obras, estradas ou mesmo atuando contra superfícies naturais.
É um tipo de martelo amplamente utilizado na exploração mineral, já que permite operar em paredes verticais, proporcionando elevadas margens de segurança.

Martelo demolidor hidráulico

Martelo demolidor elétrico

É um dispositivo de uso individual, que se tornou o mais comum dos martelos, especialmente porque está disponível em uma grande variedade de pesos e com diferentes níveis de potência. Além disso, dependendo do modelo, pode ser utilizado tanto em superfícies verticais quanto horizontais. Precisam de uma fonte de energia para funcionar, evitando o uso de um compressor. Foram essas características que permitiram que esse modelo fosse cada vez mais utilizado, em relação aos martelos demolidores pneumáticos ? que não são viáveis em todos os lugares. Além disso, na atualidade, a potência de martelos elétricos se iguala ao desempenho de martelos pneumáticos, atuando com a mesma eficácia, mas com uma maior versatilidade.

Brocas

Brocas

Trata-se de elementos que estarão submetidos a uma constante resistência, sendo que a forma de ancoragem da máquina deve ser muito firme, para impedir que se solte. Esses tipos de brocas para martelos demolidores são denominados SDS, pelo seu sistema de travamento por estrias. Os SDS Plus são para martelos não profissionais e os SDS Max são para os martelos maiores.

Da mesma forma que acontece com outros tipos de brocas, cada um dos materiais a ser perfurado (concreto, metal, pedra, etc.) necessita de um tipo determinado de broca.

Dicas

Dicas de uso e manutenção

Dicas de uso e manutenção

Dicas de uso

  • Quando começar a trabalhar, mantenha sempre o cabo atrás do aparelho.
  • Se você não tiver usado a ferramenta por algum tempo ou se a temperatura ambiente estiver muito baixa, deixe o martelo esquentando alguns minutos até ficar inativo. Isso acelerará a lubrificação. Note que, sem o aquecimento adequado, a operação de golpes (impacto) será difícil.
  • Lembre-se sempre de desligar da tomada antes de fazer qualquer ajuste, manutenção ou reparação.
  • Verifique sempre as paredes e tetos para evitar tubulações escondidas e cabos elétricos que poderiam causar descargas elétricas por contato.
  • Se você executar uma operação em que a ferramenta de corte possa entrar em contato com fiação elétrica oculta, segure a ferramenta por empunhaduras isolantes. O contato com um fio elétrico pode causar um choque elétrico.
  • Não aponte a ferramenta para as pessoas que estão na área de trabalho. A ferramenta poderia se soltar e ferir alguém gravemente.
  • Utilize sempre as empunhaduras auxiliares fornecidas com a ferramenta. A perda de controle do martelo de demolição pode causar lesões pessoais.
  • Depois de completar o trabalho, é possível que partes externas de metal e acessórios estejam quentes. Proteja as mãos com luvas.
  • Em operação normal, a ferramenta produz vibrações. Os parafusos podem se soltar facilmente e podem provocar avarias ou acidentes. Verifique se eles estão apertados antes de usar a ferramenta.
  • Lembre-se sempre de usar luvas, óculos, sapatos de segurança e especialmente proteção auditiva durante o uso do martelo demolidor. Saiba que o trabalho realizado com esse tipo de ferramenta pode expô-lo a níveis elevados de ruído.

Dicas de segurança

  • O uso de uma ferramenta como o martelo demolidor requer uma série de condições mínimas de segurança que devem ser consideradas em todo o trabalho, portanto, recomenda-se seguir estritamente as instruções de segurança de cada fabricante.
  • Certifique-se de que a área de trabalho esteja organizada. As áreas lotadas ou desordenadas propiciam acidentes.
  • Nunca utilize essas ferramentas em áreas molhadas ou úmidas. Proteja-se da chuva e trabalhe em ambientes bem iluminados.
  • Mantenha as crianças longe da área de trabalho. Nunca permita que elas manuseiem máquinas, ferramentas ou cabos.
  • Mantenha o equipamento guardado quando não estiver em uso. Guarde a ferramenta em um lugar seco e livre de poeira e fora do alcance das crianças.
  • O plugue da ferramenta deve caber na tomada. Jamais modifique o plugue nem use um adaptador com ferramentas elétricas com conexão terra. Isso vai evitar choque elétrico.
  • Não maltrate o martelo nem o cabo. Nunca arraste o cabo para carregar a ferramenta, puxar ou desconectar. Mantenha o cabo longe do calor, óleo, objetos afiados ou outras partes móveis.
  • Recomenda-se usar uma fonte de alimentação através de um interruptor diferencial com uma corrente residual nominal de 30 m ou menos.
  • Fique atento e preste atenção ao que você está fazendo, usando o bom senso ao manusear essa ferramenta.
  • O uso de equipamentos de proteção em condições adequadas, como óculos de proteção, máscara contra o pó, sapatos de segurança antiderrapantes, capacetes ou protetores de ouvido, reduzem o risco de ferimentos.
  • Use dispositivos de extração de poeira, sempre que possível conectá-los. O recolhimento de pó pode reduzir os riscos.

Dicas de manutenção

  • Mantenha sempre a ferramenta e os cabos limpos, especialmente as aberturas de ventilação.
  • Desligue o cabo da tomada antes de iniciar qualquer atividade relacionada com a instalação, ajuste, reparo ou manutenção.
  • Execute a manutenção regular da ferramenta. Verifique se as partes móveis estão desalinhadas, se há peças quebradas ou outra condição que possa afetar a operação da ferramenta. Caso um problema seja detectado, conserte em um serviço técnico antes de usar.
  • É necessário revisar periodicamente a condição técnica da ferramenta, de preferência, com a orientação do serviço técnico do fabricante do produto.
  • Desligue sempre a ferramenta antes de fazer uma limpeza. Se a ferramenta falhar, deve ser enviada para o serviço técnico da marca.
Como usar?

Como usar um martelo demolidor?

Como usar um martelo demolidor?
  • Antes de ligar a máquina, verifique se o interruptor de arranque está na posição off.
  • Segure sempre a ferramenta com ambas as mãos. Ligue a ferramenta na tomada e aplique alguma pressão para não pular. Se exercer muita pressão não irá aumentar a eficiência.
  • Na área de intervenção, utilize detectores de linhas ocultas - elétrica, de água ou de gás. Note que o contato do equipamento com linhas elétricas pode ocasionar incêndio ou choque elétrico. Danificar uma linha de gás pode resultar em uma explosão. Perfurar uma linha de água pode causar danos materiais ou choque elétrico.
  • Antes de utilizar a ferramenta, certifique-se de que a broca está firmemente encaixada.
  • Desligue sempre o aparelho depois de terminar o trabalho.

Categorías relacionadas

Lavadora de Alta Pressão

Lavadora de Alta Pressão

Todos os tipos para o trabalho que necessita.

Máquina de Solda

Máquina de Solda

Potência para soldar tudo o que precisa.

Compressores

Compressores

Máxima potência e ótimo custo benefício.