Guia de Compras - Como escolher geradores elétricos? | Dicico
Guia de Compras

Geradores elétricos: indispensáveis na emergência

Os geradores elétricos são fontes de energia independentes e essenciais em uma emergência. Os equipamentos atuam quando há queda de energia da rede pública ou quando estamos em locais distantes do fornecimento.

Geradores elétricos

Características

Características geradores elétricos

geradores elétricos

Os geradores elétricos são fontes de energia independentes e essenciais em uma emergência. Os equipamentos atuam quando há queda de energia da rede pública ou quando estamos em locais distantes do fornecimento.
Neste guia da Dicico, você conhecerá mais sobre os geradores elétricos e seu funcionamento.

Características dos geradores elétricos
  • Armazenamento: pode ser de plástico ou de metal, e variar de tamanho, o que influencia o tempo de autonomia.
  • Chassis, bancada ou moldura: é a estrutura que suporta o motor e todo o equipamento. Recomenda-se protegê-lo com borracha, para amortecer o movimento e produzir menos ruído.
  • Arranque: geralmente é manual. Se for eletrônico, precisa de uma chave.
  • Alternador: Converte energia mecânica em elétrica de corrente alternada capaz de alimentar, segundo sua potência, os mesmos equipamentos e ferramentas que funcionam com a energia da rede.
  • Motor: Fornece força e energia para que o alternador funcione. Há aqueles com diesel ou gasolina e modelos de 2 ou 4 tempos. Os geradores têm, normalmente, 1.500 rotações por minuto (rpm) e uso esporádico ou moderado de 3.000 rpm.
Como escolher?

Como escolher um gerador?

Gerador Elétrico Bauker

Horário de funcionamento

Determine o número de horas que o gerador irá operar. Se for esporadicamente, sem precisar ultrapassar oito horas seguidas, o modelo de 3.000 rpm (rotações por minuto) é apropriado. Se for funcionar durante muitas horas contínuas, precisará de um de 1.500 rpm.

Abastecimento de equipamentos

Calcular a quantidade de luzes e equipamentos elétricos que pretende abastecer com o gerador. Desses equipamentos, é preciso conhecer a potência nominal e a potência máxima, ou seja, a que será necessária especialmente nos momentos em que o equipamento é ligado.

Potência nominal

Indica a energia necessária para manter os equipamentos funcionando. Ao escolher o gerador, considere também a potência máxima.

Potência máxima

Corresponde à energia requerida pelos aparelhos elétricos ao iniciar seus motores, etapa em que a necessidade de energia é maior do que quando o equipamento já está em funcionamento.

Como calcular a potência máxima?

Para estabelecer a potência máxima, deve-se somar os aparelhos com motor que serão abastecidos pelo gerador e determinar a potência nominal (ou constante) que eles requerem. Depois, dobrar esses valores para achar a potência máxima. O gerador deve atender aos requisitos de potência nominal (ou constante), além da potência máxima e, de preferência, estar acima disso.

Tipo de combustível

Escolha entre os tipos de combustíveis ou energia que irão operar o gerador. As mais comuns são gasolina e diesel. Geradores à gasolina têm melhor desempenho em aplicações que requerem menos de três horas contínuas de uso. Enquanto que os geradores com diesel podem ser usados por períodos mais longos.

Em ambos os geradores é possível verificar as seguintes fases:
Monofásica

Monofásica:

Sistema único de corrente alternada, onde toda a tensão varia da mesma forma. De maneira geral, os compressores de fase única são utilizados para a iluminação e utilizações comuns, uma vez que proporcionam uma única fase semelhante à da rede elétrica de 220 V.

Trifásica

Trifásica:

Este sistema consiste em três correntes alternadas monofásicas de igual frequência e amplitude, que têm certa diferença de fase e são dadas em uma ordem determinada. É um dos métodos mais eficazes.

Onde usar?

Onde usar geradores elétricos?

Onde usar geradores elétricos?

Independentemente do uso, a localização do gerador é importante para o bom funcionamento do equipamento. Deverá estar em um lugar totalmente ventilado, em local coberto, de preferência, mas sempre na área externa. Os gases do motor são tóxicos caso acumulem-se em um ambiente fechado. Também é importante sempre colocar o gerador em um piso estável. Se for fixado em um terraço ou pátio, por exemplo, pode-se fazer um pequeno piso para evitar vibrações desnecessárias. Também deve ser protegido da luz solar direta.

Ambos os geradores (gasolina e diesel) têm variedade de usos:
  • No agronegócio, são usados em estações de bombeamento e suporte para secagem de sementes.
  • No comércio, são usados como fonte de energia alternativa para o caso de apagões.
  • Em uma casa, são necessários em caso de falta de fornecimento de energia, porque atendem às necessidades básicas de iluminação, ventilação, refrigeração, etc.
  • Na construção, facilitam o trabalho de extração de ar, o suporte para bombas e a automatização de processos.

Orientações de uso de Geradores de 3.000 rpm

Gerador Produto Espaço Físico
Gerador 0,70 KVA 5 lâmpadas de 100 W 1 broca de 500 W 1 televisor com DVD Um cômodo.
Gerador 2,1 KVA 17 lâmpadas de 100 W 1 broca de 500 W 1 esmeril de 1.000 W Uma casa sem refrigerador nem lavadora
Gerador 5,71 KVA 36 lâmpadas de 100 W 1 broca de 500 W 1 esmeril de 1.000 W Uma casa com refrigerador e lavadora.
Gerador 7,5 KVA 53 lâmpadas de 100 W 1 broca de 500 W 1 esmeril de 1000 W Máquina de soldar de 150 W Casa que inclui refrigerador, micro-ondas, lavadora, liquidificador, cafeteira.
Tipos
Geradores estacionários

Geradores estacionários

Utilizam gás natural ou diesel e são grandes. São projetados para funcionar em casa ou em um prédio, de forma permanente, em caso de apagão.
São instalados para substituir as necessidades básicas, como iluminação, aquecimento ou ar condicionado..

Geradores portáteis

Geradores portáteis

Geralmente operam com gasolina, diesel e gasolina misturada com óleo 2T. Devido ao tamanho médio, pode ser transportado para todos os lugares, desde que haja combustível para fazê-lo funcionar.

A utilidade é variada, sobretudo em ambientes domésticos ou industriais.

Geradores de gasolina vs diesel

Geradores de gasolina X diesel

Geradores Gasolina Geradores a Diesel
Mais silencioso. Mais ruidoso.
Manutenção mais constante. Menor manutenção.
Mais leves. Mais pesado.
Menor quantidade de emissões. Maior quantidade de emissões.
Menor durabilidade do motor. Maior durabilidade do motor.
Menor preço. Preço mais alto.
Velocidade de giro varia entre 1500 o 3000 rpm. Velocidade de giro varia entre 1500 o 3000 rpm.
Ignição usa faísca. Ignição é com pressão.
Dicas

Recomendações de uso e manutenções

Recomendações de uso e manutenções

Dicas de uso

  • Certifique-se de desligar a eletricidade antes de instalar o gerador, e desligue todos os aparelhos que estão conectados.
  • Faça operar o gerador ao ar livre e longe das estruturas. Nunca ligue dentro de casa.
  • Não exponha geradores à umidade ou chuva porque os choques elétricos ou curtos-circuitos podem ocorrer durante o uso.
  • Não sobrecarregue o gerador, já que uma sobrecarga poderia danificar o equipamento e provocar um incêndio.
  • Desligue o gerador e deixe esfriar antes de abastecer. Não derrame combustível em um gerador quente porque isso causaria uma enorme explosão.
  • Para reduzir o ruído produzido pelo gerador a diesel, incorpore uma capa à prova de som com níveis de ruído de 68-72 dB (A) a 7 metros.
  • O gerador deve ser aterrado, para evitar que os equipamentos elétricos alimentados provoquem descargas elétricas.

Dicas de manutenção

  • Devido às suas características, há geradores que operam com uma velocidade de 3.000 rpm e outros com 1.500 rpm (revoluções x minuto). O primeiro não deve ser operado em ciclos contínuos superiores a cinco horas, pois exigem intervalos mínimos de descanso de 45 minutos. Já os que operam a 1.500 rpm permitem maiores períodos de uso contínuo.
  • A manutenção de geradores de 3.000 rpm deve ocorrer a cada 150-200 horas. Para um gerador de 1.500 rpm, a manutenção deve ser feita a cada 1300-2000 horas.
  • Depois de 20 horas de operação, é necessário renovar o óleo.
  • Se pretende armazenar o gerador durante muito tempo, deve remover a gasolina restante, já que ela perde a qualidade ao longo do tempo. Armazene em local seco, protegido do sol e cubra-o para proteger do pó.
Como usar um Gerador elétrico?
Como usar um Gerador elétrico?

Como usar um Gerador elétrico?

  • Encha de óleo até o nível recomendado pelo fabricante. Caso esteja com um nível mais baixo, pode ser que não funcione ou não funcione adequadamente. Você deve usar o tipo de óleo indicado nas instruções.
  • Abra a chave de combustível e preencha com a quantidade necessária. Se a gasolina leva mistura de óleo (em motores de 2 tempos), faça a proporção adequada.
  • Se o gerador é de partida elétrica, verifique se a bateria está conectada.
  • Se o arranque for manual, puxe várias vezes a corda, com um movimento curto até o motor arrancar.

Categorias relacionadas

Hidrolavadoras

Hidrolavadoras

Máxima potência para o melhor resultado.

Soldadoras

Soldadoras

Equipamentos de alta qualidade para qualquer trabalho.

Compressores

Compressores

Potência e força para seus projetos.