Guia de Compras - Como escolher compressores? - Ferramentas
Guia de Compras

Compressores: eficácia e potência em múltiplos usos

Os compressores funcionam com ar comprimido e tem múltiplos usos, seja em trabalhos domésticos ou profissionais. Tudo graças a acessórios e ferramentas pneumáticas que podemos acoplar. Este guia da Dicico vai ajudar você a escolher o compressor mais adequado.

Compressores

Características

Características dos compressores

características compressores
  • Estas ferramentas absorvem o ar da atmosfera, o comprimem, para logo deixar sair a pressão, de forma controlada através de algumas ferramentas pneumáticas.
  • Esse procedimento de encher de ar, comprimi-lo e expulsar a pressão é feito graças a um motor que pode funcionar com eletricidade ou combustível.
  • Geralmente os compressores profissionais utilizam combustíveis e os domésticos são elétricos.
  • A capacidade do compressor se mede pelo fluxo de ar, potência e o volume do depósito.
Tipos

Tipos de compressores?

Compressores de ar para automóveis

Compressores de ar para automóveis

  • São de uso doméstico e servem para inflar itens, como bolas, pneus de bicicletas, pneus de veículos, entre outros.
  • Suas características mecânicas permitem que os níveis de pressão de acordo com o tipo e o custo do compressor, variam entre 100 a 300 psi.
  • Em geral, estes compressores têm tempos de operação máxima para garantir sua vida útil.

Informação adicional:

Recomenda-se utilizar os níveis de pressão de acordo com o máximo requerido. Utilizam uma conexão 12 volts, não usam tanque e são muito leves.

Compressores de ar estacionários

Compressores de ar estacionários

  • ? Possui uma versatilidade de usos que variam de acordo com as capacidades de tanque, fluxo, pressão de trabalho e velocidade.
  • ? Conta com sistemas de segurança para evitar sobrepressão, controle de temperatura e sistemas de ventilação.
  • ? Estes compressores permitem realizar trabalhos de pintura a pressão, limpeza e inflar pneus. Ao contrário de compressores para automóveis, eles variam de acordo com a capacidade do tanque, da pressão, do fluxo de entrada e de saída.

Informação adicional:

Utilizam uma conexão elétrica de 220 volts; podem ser compressores sem estanque ou com estanques de hasta 50 litros, potência hasta 1.200 watts e 2 HP, com um fluxo em média de 150 l/min.

Compressores de ar industriais

Compressores de ar industriais

  • ? Ao contrário dos compressores de ar mais convencionais, trabalham a 220 ou 380 V e estão projetados para trabalhos de alta demanda.
  • ? Possuem sistemas adicionais para proporcionar maior segurança, tais como interruptores de pressão, sistemas antivibrações e sistemas de drenagem do tanque.
  • ? Suas características permitem desempenhos de pressão e fluxos superiores. Os tanques destes compressores vão desde os 100 a 350 litros e a potência pode chegar até os 20 HP.

Informação adicional:

Utilizam conexão elétrica de 220 a 380 volts; tem uma potência de 1.500 a 4.500 watts e 20 HP, com um fluxo de 200 l/min em média.

Equipamento

Equipamento

Para que os compressores possam cumprir com sua finalidade, devem funcionar com equipamentos compatíveis que permitam usar o ar comprimido em função do trabalho a realizar.

Onde usar?

Em quais tarefas os compressor são usados?

Em quais tarefas os compressor são usados?

Em geral os compressores são usados para pregar, grampear, soprar, pintar, inflar, lixar e cinzelar, entre outras funções. Dependendo do tipo de usos do compressor são divididos em:

Compressor de ar para automóvel

  • Para inflar pneus de bicicletas e automóveis, além de jogos infláveis ou bolas.
Como escolher?
Como escolher um compressor?

Para escolher um compressor, deve-se avaliar sua capacidade de trabalho que está determinada por potência, volume do depósito, pressão e fluxo.

Potência

É a quantidade de energia que pode gerar um compressor e é expressa com HP (cavalos de potência). Esta energia varia entre uma potência de 1,5 HP e 5 HP. Para uso doméstico nas tarefas mais comuns um compressor com máximo de 2,5 HP é suficiente.

Pressão

É a força exercida pelo ar comprimido sobre uma dada superfície, no caso do compressor, pelo conduto de exaustão. As pressões máximas que normalmente operam os compressores domésticos são 8 bares, mas para a maioria das tarefas, simplesmente 3 ou 4 bares já será suficiente.

Fluxo

É o número de litros de ar por minuto que o compressor pode ejetar. Na maioria das vezes, é de 100 litros por HP. O mais importante é que o compressor mantenha um fluxo constante durante o trabalho.

Tanque

É o depósito onde é armazenado o ar comprimido utilizado pela máquina ou ferramenta que está acoplada ao compressor. A capacidade do tanque é medida em litros, e por isso tem entre 6 e 10 litros de ar, aumentando a capacidade enquanto aumenta a sua potência. Quando o tanque está cheio, o motor para de funcionar e o ar acumulado é usado. Ao diminuir a quantidade, o motor trabalha para absorver e comprimir mais ar.

Peso

O peso do compressor deve ser levado em consideração, embora alguns modelos venham com rodas - especialmente os maiores, deve-se movê-los para trabalhar. Compressores domésticos com tanque pesam entre 10 e 12 quilos e profissionais de 25.

Tabla de consumo de caudal y potencia

Máquina Litros / minuto Presión en bares Potencia (CV) recomendada
Pistola de soplado 150 Menos de 6 1,5
Pistola pintura lisa 300 Menos de 3 2
Pistola gotelé, lacas y esmaltes 150 Menos de 3 1,5
Aerógrafo 100 Menos de 6 1,5
Lijadora 350 Menos de 6 2
Atornillador 200 Menos de 6 2
Talador 350 Menos de 6 2
Conselhos

Recomendações de uso e manutenção

Dicas de uso

Dicas de uso

  • São ferramentas que podem variar a pressão e a potência, assim, deve-se sempre verificar, antes de usar, qual é o estado da máquina.
  • Verifique todos os níveis do compressor, principalmente o óleo, antes do uso.
  • Verifique se o tanque está vazio, dependendo do tipo de trabalho que irá executar.
  • Se notar qualquer ruído estranho, variações de velocidade ou pressão, obstruções de fluxo, ou falhas em geral, consulte o manual.
  • Se o compressor não funcionar, consulte a assistência técnica do fabricante.

Dicas de segurança

  • Sempre trabalhar em áreas onde há circulação de ar, uma vez que os compressores trabalham sob esse conceito. A ausência ou a obstrução de ar pode danificar a máquina.
  • Nunca cubra o compressor durante a operação, tanto pela necessidade de ar como para observar seu funcionamento. É essencial verificar se os elementos de medidores de pressão estão sempre visíveis no compressor.
  • Se planejar usar o compressor na pintura, utilize as roupas adequadas, luvas de borracha e óculos de segurança para os olhos.
  • Verifique se o compressor está na posição de tensão (voltagem) adequada, de acordo com o sistema de alimentação de energia no lugar que vai utilizar.
  • Fonte de alimentação elétrica deve ser direta. Não ligue o compressor em múltiplas fontes elétricas.
  • O compressor não é um brinquedo, por isso, todos os tipos de movimentos bruscos podem causar perda de controle e causar lesões.

Conselhos de manutenção

  • Os compressores funcionam com óleo e filtros de ar, que devem ser revisados periodicamente, conforme indicações do fabricante.
  • Consulte o manual para quaisquer preocupações sobre o estado de elementos adicionais.
  • O tanque acumulador dos compressores deve ser limpo a cada vez que um trabalho é concluído. Isto também se aplica a todos os elementos adicionais para o trabalho.
  • Verifique se não há vazamentos de ar.
  • Para elementos compressores adicionais, tais como pistolas e mangueiras, sempre verifique o seu estado.
  • O compressor deve estar sempre sobre superfícies horizontais durante o trabalho.
  • Verifique o estado das válvulas de segurança, interruptores de pressão e correias de transmissão para cada uso.
Vídeos

Confira mais informações no video

Como escolher um compressor de ar para pintar?

Categorias relacionadas

Geradores elétricos

Geradores elétricos

Eletricidade onde quiser instalar.

Hidrolavadoras

Hidrolavadoras

Máxima potência para o melhor resultado.

Soldadoras

Soldadoras

Equipamentos de alta qualidade para qualquer trabalho.