Como escolher taças e copos? - Guia de Compras | Dicico
Guia de Compras

Taças e copos: ideias para todas as ocasiões!

Existem diferentes modelos de taças e copos projetados especialmente para destacar cada bebida. Confira como escolher a opção ideal!

Taças e copos: ideias para todas as ocasiões!
Variedade

Modelos de taças e copos

Modelos de taças e copos

Se vai servir vinho tinto, escolha taças que tenham corpo grande, sejam longas e com borda larga para que o vinho possa respirar, liberando os sabores e aromas intensos. Para o vinho branco, que costuma ser servido a uma temperatura mais baixa, o ideal é uma taça menor (mais curta), cuja função é evitar que a bebida esquente rapidamente.

Copo Alto

Copo Alto

Indispensáveis em toda casa. Usados para servir sucos e os mais variados tipos de bebidas, especialmente aquelas que levam gelo. Com modelos e designs variados, também são um complemento à decoração.

Copo baixo

Copo baixo

Esse tipo de copo geralmente tem uma parte superior mais larga do que a dos copos longos. É ideal para coquetéis com gelo.

Taça de licor

Taça de licor

Costuma-se servir licores após as refeições, degustando em pequenos goles, por isso, as taças são de tamanho pequeno a médio. O formato contribui para conservar melhor o aroma da bebida.

Caneca de cerveja

Caneca de cerveja

Muito cômoda para segurar, as canecas de cerveja são desenvolvidas especialmente para manter a temperatura e o sabor da bebida.

Copo shot

Copo shot

São copos pequenos, com capacidade de 35 a 60 ml. Costumam ser utilizados para servir destilados tomados em apenas um gole, como tequila, cachaça e rum.

Taça de espumante

Taça de espumante

Para champanhe ou espumantes, escolha as taças conhecidas como ?flautas?, que são altas, finas e com a haste longa. Sua forma é indicada para que possa apreciar as borbulhas da bebida.

Taça de Martini e Coquetéis

Taça de Martini e Coquetéis

Com delicado formato triangular (estreita no fundo e larga na borda), é uma taça essencial em todo bar. Para ser utilizada para o clássico Dry Martini e outros coquetéis que não levam gelo. A elegância do drink costuma ser completada por uma azeitona ou pequena fruta.

Materiais

Tipos de materiais

Plástico: Indicados para o uso no dia a dia, os copos de plástico podem ser limpos em lava-louças. Existe uma grande variedade de modelos e cores que combinam com a decoração da casa e da mesa.

Cristal:Os copos e taças de cristal são mais finos e pesam menos que o vidro normal. A vantagem é que dão um charme especial à mesa e valorizam o sabor das bebidas.

Vidro:Os copos e taças de vidro são mais grossos, quando comparados aos fabricados em cristal. Por isso, são mais resistentes a quebras e lavagens.

Cuidados

Cuidados com copos e taças

Devido à sua fragilidade, os copos e taças exigem cuidados na hora da lavagem, por isso é importante:

  • Lavar, preferencialmente, em água morna.
  • Usar detergentes neutros e uma esponja macia.
  • Se utilizar lava-louças, programe a lavagem no modo suave e deixe um espaço entre os copos e taças para evitar que se batam.
  • Para a secagem é importante usar panos que não deixem fiapos e tentar fazê-lo imediatamente após a lavagem para que não fiquem vestígios de gotas nos copos e taças.
  • Guarde os copos e as taças em local protegido contra poeira. Coloque-os, preferencialmente, com a boca para baixo. Não os empilhe e deixe espaço entre eles para evitar batidas.