Guia de compras

Exaustores de ar:melhoram a ventilação dos espaços

Em alguns ambientes da casa, como o banheiro, é comum acumular um grande nível de vapor, umidade ou fumaça. Por isso, é importante manter esses espaços sempre bem ventilados. Além de janelas, instalar um exaustor de ar é uma excelente opção. Para que você possa escolher o exaustor mais adequado para sua casa, a Dicico traz este guia completo.

Características dos exaustores de ar

Características
Características

Características dos exaustores de ar

Os exaustores são equipamentos elétricos que se caracterizam por serem discretos e fáceis de instalar. Servem para arejar e ventilar um cômodo. Geralmente são utilizados no banheiro, mas podem ser úteis em outras partes da casa, como lavabos ou cozinhas.

A ventilação pode reduzir mau cheiro e mofos, de modo a manter as paredes, tetos e juntas em bom estado, apesar da umidade e vapor próprios do banheiro. Isso ocorre porque os exaustores evacuam o ar para o lado de fora e, assim, evitam a condensação.

Além disso, alguns exaustores de ar têm luzes incorporadas e até equipamentos de calefação para manter o banheiro aquecido.

Como escolher?
Como escolher?

Como escolher o exaustor de ar adequado?

Tamanho do duto

Se estiver instalando um exaustor pela primeira vez, você deve conhecer a forma e as dimensões do orifício onde será instalado para replicar essas dimensões na instalação. Caso tenha que substituir um exaustor em mau estado, verifique antes as dimensões do equipamento antigo para que o novo se ajuste ao orifício que já está feito.

Exaustores de Parede ou de Teto?

Há exaustores que são fabricados para serem instalados tanto em paredes quanto em tetos. Já outros são indicados apenas para um desses lugares. Existem ainda exaustores que podem ser fixados em janelas.

Potência

Os exaustores operam com uma potência que varia de 8 a 35W em função do tamanho, do fluxo que absorve e do local de instalação, levando em conta a distância da saída.

Capacidade de fluxo

A capacidade do fluxo de ar que o dispositivo pode extrair é medida em m³/h, e deve ser entre 7 e 10 vezes mais do que o total de ar do espaço (cômodo), ou seja, o seu volume (m³). Esta capacidade determina quanto tempo o exaustor levará para ventilar um espaço.

Nível de ruído

Normalmente, o que pode incomodar em um exaustor de ar é o som que produz. A diferença entre um exaustor que faz ruído e outro que não faz está na potência do motor. O Ideal é que o nível de ruído seja mantido abaixo de 40 decibéis.

Comparação de ruído em decibéis (DB)

Chuva forte

60 dB

Rua tranquila

50 dB

Biblioteca

40 dB
Tipos de exaustores de ar
Tipos de extractores

Tipos de exaustores de ar

Exaustor com motor axial

Tem hélices que, devido à sua forma, absorvem o ar pela força axial exercida pelas hélices. São os mais comuns e são instalados em paredes, tetos, janelas e em outras aberturas.

Exaustor com motor centrífugo

Em vez de hélices, contam com roda, semelhante a uma turbina, que absorve mais ar devido à força centrífuga. Só podem ser instalados no telhado e são mais potentes.

Onde instalar?

Como instalar um exaustor de ar?

Em que lugar pode ser instalado um exaustor?

Os exaustores não são exclusivos só para o banheiro, é possível instalá-los em qualquer lugar da casa, mas na cozinha prefira um depurador de ar com filtros especializados, já que exaustores não são projetados para absorver a gordura. Na cozinha, pode instalar com um exaustor como um ventilador secundário, longe da fonte de emissão de gordura.

Eles podem ser instalados na parede, teto ou janela. Destes três pontos, o mais eficiente é do teto, uma vez que o ar, a umidade e a fumaça tendem a subir acumulando nessa área.

O melhor é instalar o exaustor de ar no centro do cômodo. Dessa forma, você garante que os gases serão extraídos mais facilmente.

Para mais informação acesse o vídeo:

Como reparar problemas de umidade no banheiro?

Dicas

Recomendações de uso e manutenção

Consejos de uso

Dicas de uso

  • Revise atentamente o manual de uso para conhecer os detalhes de como instalar e que precauções deve tomar antes de instalar.

Dicas de manutenção

  • Certifique-se de limpar periodicamente a grade do exaustor, pode ser com um pano seco.
  • Verifique o estado dos dutos internos, que conectam a entrada e saída com o dispositivo.

Conselhos de segurança

  • Ao instalar ou fazer manutenção a um exaustor de ar corte a eletricidade da casa.
  • Os exaustores de ar são equipamentos elétricos instalados diretamente na tomada. Recomenda-se que esse trabalho seja feito por um técnico qualificado para evitar acidentes ou danos no dispositivo.
Como calcular?
Como calcular?

Como calcular o fluxo do exaustor?

O fluxo, que é o nível de extração de ar do exaustor deve ser entre 7 e 10 vezes o volume de ar do espaço (cômodo). Para calcular o volume de ar de um espaço multiplique a largura x comprimento x altura.

Exemplo:

Se o banheiro é de 2m de largura x 2m de comprimento x 2,2m de altura o volume é de 8,8m³. Então, precisará de um exaustor que tenha um fluxo entre 7 e 10 vezes mais do que o volume. Multiplique 8,8 x 10, e obtenha a habilidade que deve ter o exaustor, neste caso 88 m³/h.

Capacidade de extração é medida em m³ por hora, ou seja, mede o tempo que o exaustor levará para ventilar um espaço.

La capacidad de extracción se mide en m3 por hora. Esto mide el tiempo que se demorará el extactor en ventilar un espacio.

Por exemplo, se o volume de ar de um banheiro é de 8,8m³ (que é altura x comprimento x largura) deve dividir 60 minutos da capacidade do exaustor que é de 100m³, e depois multiplicar por 8,8, que dá um resultado de 5,28. Isso significa que o banheiro irá ventilar em 5,2 minutos.

Tabla de consumo

Eficiência energética

Verifique a etiqueta padrão que explica as características de consumo e de poupança de energia.

A escala vai de A a G, onde A é para produtos mais eficientes que consomem menos energia e G para os menos eficientes que consomem mais.

Interpretação de Etiqueta

Mais eficiente
A
Nível muito de eficiência; menor consumo de energia de 55% da média
B
Entre 55% e 75%
C
Entre 75% e 90%
O consumo tendo uma média
D
Entre 90% e 100%
E
Entre 100% e 110%
Alto consumo de energía
F
Entre 110% e 125%
G
Superior a 125%

Categorias relacionadas

Calefacción

Aquecimento

Mantenha seu lar com o aquecimento que precisa.

Ar Condicionado

Encontre a melhor tecnologia para água quente

Ventiladores

Torne o ambiente de seu lar mais agradável.