Como escolher toucador de banheiro? - Guia de Compras | Dicico
Guia de compras

Dê um novo visual ao seu banheiro!

No banheiro, o toucador (armário abaixo da pia) desempenha um papel muito importante. Ele pode transformar completamente o visual do banheiro, porque é o ponto focal para a decoração do restante do ambiente. Por isso, ao escolher um toucador, você não deve considerar apenas sua funcionalidade, mas também seu estilo e design. Não importa se o seu banheiro é grande ou pequeno, neste guia da Dicico você encontrará dicas para escolher o toucador ideal.

Móveis para banheiro

Como escolher?
Como escolher um toucador de banheiro?

Como escolher um toucador de banheiro?

Considerar o espaço

Para escolher um toucador de banheiro, o primeiro passo é medir o espaço disponível par a instalação. Considere a altura, a largura e a profundidade. O toucador não deve atrapalhar o uso de outros elementos, como o vaso sanitário, e suas portas e gavetas devem ser abertas com facilidade. Se optar por colocar duas cubas sobre toucador, é importante que haja uma distância de 40 cm entre elas - e de 20 cm entre elas e as paredes laterais.

Calcular o tamanho

A altura padrão de um toucador dever ser entre 76 e 80 cm ? considerando a distância entre sua parte superior e o chão. Essa medida pode ser aumentada ou reduzida de acordo a altura de quem usa o banheiro. Além de escolher o tamanho certo do toucador, você deve estar claro sobre o uso que dará a ele: se será apenas decorativo ou se vai usá-lo para guardar objetos. Nesse caso, existem diversos modelos com maior profundidade e que contam com gavetas e prateleiras. É aconselhável considerar espaço suficiente na parte superior (tampo) do toucador para colocar porta-sabonete, escovas de dente e outros acessórios de higiene pessoal.

Formato de cubas (pias)

Há toucadores que vêm com a cuba incluída, que pode ter formato redondo, oval ou quadrado. Quanto mais profunda a cuba, mais fácil será de lavar as mãos evitando molhar o toucador.

Instalação

Ao escolher um toucador de banheiro, é importante considerar a forma de instalação, já que alguns modelos devem ser instalados fixados à parede e outros são apenas apoiados sobre o chão - em suas próprias bases.

Escolher uma cor

A escolha da cor do toucador está diretamente relacionada com a decoração do banheiro, portanto, uma boa ideia é optar por tons clássicos que são fáceis de combinar, como branco, preto ou cor de madeira. Assim, você pode mudar a decoração do banheiro sem substituir o toucador.

Veja mais informações no vídeo:

Como escolher um toucador de banheiro?

Materialidade
Toucador de MDF

Qual material escolher para o toucador de banheiro?

Toucador em MDF

São construídos com placas de MDF (fibras de densidade média). Esse material é impregnado com um verniz especial de alta resistência, que não se deteriora ao longo do tempo. Dessa forma, têm alta resistência e durabilidade, além de serem fáceis de limpar e com acabamentos bonitos e sofisticados. Esse tipo de material impede o desenvolvimento de microrganismos em superfícies, tornando-o ideal para ambientes onde a higiene é importante.

Toucador em laminado

Os móveis laminados são revestidos em ambos os lados com lâminas impregnadas de resina. Esse processo resulta em uma superfície completamente fechada, impermeável, resistente ao desgaste e à umidade. Para que a umidade não afete o toucador, é importante usar um selante em todas as suas bordas. Os laminados também têm proteção antimicrobiana, o que diminuiu para 99,9% a presença de bactérias e fungos na superfície. Esses toucadores estão disponíveis em diversas cores, inclusive há opções que imitam madeira. São muito fáceis de limpar.

Toucador de madeira

A madeira permite construir toucadores que se caracterizam por serem muito firmes e de boa qualidade. No entanto, requerem tratamentos periódicos para resistir à umidade típica do banheiro. A madeira pode manchar, perder suas cores naturais ou o envernizado.

Modelos
Toucador embutido

Modelos de toucadores

Toucador embutido

São toucadores fixados à parede, porque não tem coluna de apoio ou pés no chão, são chamados embutidos. Podem ser usados em banheiros menores, ou, por exemplo, quando há necessidade de entrar uma cadeira de rodas. Para a instalação, é importante considerar que se opte por uma pia se encaixe no toucador e por torneiras adequadas. Esse modelo tem a vantagem de que, visualmente, expande o espaço, uma vez que não tem união com o piso.

Toucador completo

Toucador completo

São móveis completos, com pia incluída, além de gavetas, portas ou prateleiras para acessórios, por isso a instalação é mais fácil. Dessa forma, você não precisa se preocupar se a pia irá se encaixar com o toucador e, em alguns casos, até mesmo escolher uma torneira, uma vez que poderá também vir incluída.

Toucador com coluna

Toucador com coluna

Um modelo de toucador, que tem uma coluna para apoiar a pia, mas também aproveita sua forma para incorporar prateleiras, geralmente de vidro, e toalheiro. Esse modelo tem menos espaço de armazenagem do que os demais toucadores, mas na prateleira pode guardar acessórios de limpeza básicos. São ideais para o banheiro de hóspedes.

Estilos
Tradicional

Quais são os estilos de um toucador de banheiro?

Tradicional

São móveis de linhas clássicas, com molduras e combinações de cores claras e texturas suaves. É um tipo de mobiliário que nunca sai de moda, porque cria um equilíbrio entre a tranquilidade e a sofisticação.

Contemporâneo

Contemporâneo

São móveis mais modernos, com linhas simétricas e minimalistas. Geralmente, a torneira tem grande destaque nesse tipo de móvel. As cores são geralmente monocromáticas com uma mistura de texturas e materiais mais elegantes.

Casual

Casual

São móveis mais simples e informais, de aparência natural. Ideais para quem busca um toucador acolhedor e funcional. As cores são geralmente no mesmo tom, em pastel e suaves. Costumam trazer acabamentos desgastados e envelhecidos.

Dicas

Dicas de uso e manutenção

Dicas de uso e manutenção

Limpeza

Para limpar um toucador, independentemente do material, é recomendado o uso de um pano úmido e sabão neutro. Não é aconselhado usar produtos com cloro ou abrasivos, pois poderão danificar o móvel.

Fechamento

As portas e as gavetas de um toucador devem ser fechadas com cuidado, sem movimentos bruscos, evitando que elas saiam da posição correta. O indicado é escolher móveis com dobradiças estreitas e suaves.

Personalize

Você pode substituir os puxadores das gavetas ou portas por um modelo ou a cor de sua preferência. Inclusive, pode até achar puxadores com temas infantis para o banheiro dos seus filhos.

Vídeos

Veja mais informações nos vídeos:

Como instalar um toucador?

Como renovar um banheiro?

Categorias relacionadas

Torneiras

Torneiras

Uma torneira linda transforma seu banheiro em um espetáculo.

Colunas de banheiro

Colunas de banheiro

Nada melhor que desfrutar de uma gostosa ducha com una nova coluna, aproveite.

Banheiras

Banheiras

Sempre é tempo de desfrutar de um banho relaxante de banheira.