Guia de Compras - Como escolher fechaduras - Portas e Janelas | Dicico
Guia de Compras

Fechaduras: segurança a toda prova

Fechadura é o mecanismo que permite abrir ou fechar com chave uma porta ou móvel. São, sem dúvida, um investimento em segurança e privacidade. Para que possa escolher a fechadura correta para suas portas, a Dicico assessora você com esse guia completo.

Fechaduras segurança a toda prova

Características

Características das fechaduras

Características das fechaduras

O mais comum é que as fechaduras funcionem com uma chave de metal, mas também há fechaduras electromecânicas e eletrônicas que possuem dispositivos de ativação associados a códigos, impressões digitais ou sistemas de alarme.

Algumas características e vantagens das fechaduras::

  • Permitem proteger de forma efetiva os prédios e as casas e controlar o trânsito entre as distintas salas.
  • São de fácil instalação, basta seguir as instruções explicativas do fabricante.
  • Não requer grande manutenção quando utilizadas corretamente.
Tipos
Tipos de fechaduras

Fechaduras de embutir

É encaixada na folha da porta. Indicadas para todo tipo de porta, tanto de entrada quanto de interior. Uma de suas vantagens é que se adapta a todo tipo de portas e que vale tanto para aberturas à direita como à esquerda. Dentre as fechaduras de embutir, estão as fechaduras de maçaneta, que têm a opção de abertura por ambos os lados da porta.

Fechaduras de sobrepor

Fechaduras de sobrepor

É instalada sobre a superfície da porta, e são recomendadas para portas de entrada. Destacam-se por sua simplicidade de instalação e porque se adaptam às portas com uma espessura muito fina. Há algumas que são reversíveis e outras para abertura à esquerda ou para a direita.

Fechaduras de segurança

Fechaduras de segurança

Conhecidas como fechaduras multiponto porque tem 3, 5 ou mais pontos de ancoragem na lateral da porta e/ou na parte superior e inferior. São mais seguras, já que possuem um número maior de pinos.

Fechaduras tecnológicas

Fechaduras tecnológicas

Possuem um sistema de abertura com códigos ou sistemas de alarme, e alguns modelos agregam a possibilidade de abrir com chave metálica. São resistentes às intempéries para que possam ser usadas em porta de entrada.

Trincos

Trincos

Sistema de fecho adicional, uma vez que o mecanismo que opera apenas com a chave, sem trinco ou maçaneta. Eles são usados para proporcionar maior segurança e proteção para os locais.

Fechadura para móveis

Fechadura para móveis

Fechaduras para gavetas ou portas de móveis são de encaixe e têm um pequeno cilindro, no qual vai o parafuso que permite abrir ou fechar com a chave.

Dónde usar

Onde usar fechaduras?

fechadura embutida

Existem diferentes áreas que você precisa para proteger com uma boa fechadura. No entanto, o uso de cada um depende do tipo de porta e de sua localização.

  • Fechaduras de embutir: usado em armazéns, telas e barras deslizantes.
  • Fechaduras de sobrepor: se usan en bodegas, mamparas y rejas de corredera.
  • Fechaduras de botão e trava: se usam em recintos que requerem maior proteção.
  • Fechaduras de segurança: se usan en bodegas y recintos que requieren mayor protección.
  • Fechaduras tecnológicas: são usadas em casas, escritórios, laboratórios e escritórios de empresas.
  • Trincos: se usam em portas de entrada e divisórias.
Como escolher?

Como escolher uma fechadura?

porta de madeira

Abertura da porta

Considere o lado de abertura da porta (esquerda ou direita).

Para uma porta de madeira deve-se escolher uma fechadura de sobrepor caso a porta seja de entrada ou uma de embutir que se adapte às portas de acesso, de trânsito e do banheiro, que normalmente pode ser fechada por dentro com trinco ou chave.

Importante
Caso a porta seja metálica ou de aço, use a fechadura de encaixar, que se adapte à profundidade. Do contrário, terá que soldar uma fechadura de sobrepor.

Localização da porta

As características da fechadura também dependerão dos elementos aos quais estará exposta, como umidade, salinidade, abrasão, entre outros.

Cor da fechadura

Podem ser douradas, prateadas ou com um estilo envelhecido, conhecido como fechaduras coloniais - muito usadas em áreas externas.

Nível de tráfico

O nível de circulação de pessoas em um local também determina a melhor fechadura para a sua porta. Você pode optar por uma que possua apenas chaves ou um sistema adicional para operá-las eletronicamente ou remotamente.

Medidas que deve conhecer

Medidas que deve conhecer

Fechaduras de sobrepor:

  1. Altura da caixa.
  2. Largura da caixa.
  3. Profundidade da caixa.
  4. Distância entre eixos: do centro do quadrado ao centro do canhão.
  5. Distância da frente da caixa ao centro do canhão.
Fechaduras de embutir

Fechaduras de embutir:

  1. Profundidade da fechadura.
  2. Altura da caixa.
  3. Distância da frente ao centro do canhão.
  4. Distância entre eixos: do centro do quadrado ao centro do canhão

Para mais informações, veja o vídeo

Como escolher a fechadura adequada?

Dicas

Dicas de uso e manutenção

instalcion puerta

Dicas de uso

  • Instale a fechadura depois que a porta tenha sido fixada no lugar. Para ter mais informação sobre esse processo, consulte o nosso Guia de Portas.
  • Instale a fechadura depois da porta ter sido pintada, já que, do contrário, poderá afetar a qualidade do verniz protetor da fechadura.
  • Caso utilize fechaduras de sobrepor em áreas externas, considere protegê-las dos fatores ambientais ou climáticos.
  • Se estiver ao ar livre, recomendamos uma fechadura de aço inoxidável, que é resistente à umidade.
  • A posição da fechadura deve ser no mesmo sentido que a abertura da porta (esquerda ou direita).

Dicas de segurança

  • Caso utilize elementos de corte na instalação ou chave de fendas, é necessário usar equipamentos de segurança, roupas e proteção nas mãos e olhos.
  • Caso use soldagem, certifique-se que a máquina de solda e as barras são as correspondentes à liga de metal da fechadura da porta.
  • Caso precise remover a porta da qual pretende instalar a fechadura, recomenda-se pedir ajuda, pois pode haver problemas devido ao peso.

Dicas de manutenção

  • Para limpar, use um pano seco. Em casos extremos, você pode umedecer o pano e usar sabão e água. Não use produtos abrasivos, que podem danificar o verniz protetor.
  • Para lubrificar os mecanismos, use graxa de grafite. Não é recomendável o uso de óleo, pois facilita o acúmulo de pó, obstruindo os mecanismos.
Como instalar?

Instalação

  • Para definir o local a ser instalada a fechadura, deve-se verificar as instruções no kit de instalação, como as medidas em relação às bordas da porta. A altura recomendada é de 90 cm.
  • No kit de instalação são especificadas as medidas da broca e copo da broca de paleta, segundo o tipo de fechadura que foi escolhida.
  • Com a ponta de uma broca, deve-se marcar os furos segundo indicado no manual, tanto na lâmina como na borda da porta.
  • Os furos para o conjunto de fechadura são feitos com uma broca de copo e é necessário fazer em ambos os lados da porta. O buraco para a placa é realizado no canto e é feito por uma broca elétrica e broca paleta. No furo maior se posiciona o trinco, pela borda que vai a chapa. É recomendável marcar sua borda com um lápis e rebaixar alguns milímetros para que a chapa fique atrás.
  • Para terminar, se arma a fechadura fixando com os parafusos que vêm no kit, chapa e a fechadura de trinco. Sobre a chapa vai uma placa para evitar que se mova ao girar o trinco.

Categorias relacionadas

Portas de área externa

Portas de área externa

Design e ampla variedade para escolher a ideal.

Portas de segurança

Portas de segurança

Mais proteção para sua família.