Dicas de Construção – Estocando os Materiais

De acordo com o planejamento da obra, os materiais adquiridos com antecedência devem ser estocados, mas certos tipos de materiais merecem algum tipo de cuidado especial. Esses cuidados são importantes no que se refere ao máximo aproveitamento da capacidade do material gerando menos desperdicio e maior economia na obra.

Tábuas Corridas

Essas madeiras tem que ser compradas com um mínimo de três a quatro meses de antecedência  pois elas precisam secar e enquanto ocorrem a secagem você precisamente pode reparar que a madeira se contrai no tamanho e no comprimento. Na compra de tábua na hora do assentamento o construtor corre o risco de que a tábua venha a se contrair após o assentamento aparecendo gretas entre uma tábua e outra. O armazenamento deve ser feito em lugar seco e coberto, e devem ficar lá de três a quatro meses para que possam secar e contrair-se.

Tijolos

Os tijolos não precisam de grandes cuidados. Podem perfeitamente ficar no tempo. Para melhor aproveitamento do material aconselhamos que todo o lote de tijolos ou blocos sejam cobertos para que conservem-se secos pois o assentamento fica mais fácil e o transporte corre menos riscos de quebras.

Cerâmicas e Pedras

A compra de cerâmicas devem ser feitas com antecedência. Após a compra verifique na caixa ou com o próprio vendedor a respeito da estocagem do material, caso não tenha restrições procure um lugar onde você possa estocá-las sem que necessite de pilhas muito altas pois o material pode vir quebrar caso haja um desequilíbrio da pilha. Antes do assentamento da cerâmica verifique com o vendedor ou com a fornecedora o tempo necessário que precise  ficar submersa em água, medida necessária para que a cerâmica tenha a dilatação e umidade certa.     

Madeira para telhado

A madeira para telhado deve ser estocado em lugares secos e de forma que possam ficar empilhadas em números baixos e sempre na horizontal para não empenarem. Aconselhamos como medida de precaução colocar todo material de madeira a ser usado no telhado para secar ao sol. Após bem secas a madeira já pode ser usada pois a dilatação necessária que iria obter com o tempo já fora concluída assim você não corre o risco da dilatação quebrar telhas e até mesmo entortar o telhado.

Portas e Janelas

Na compra de portas e janelas de madeira procure sempre material de boa referência. Estoque sempre em locais seguros contra ladrões e da chuva. A sugestão para estocar materiais de madeira é sempre procurar onde possam ficar na horizontal ou na vertical e sem peso em cima para conservar todo material do empeno. É de grande valia que você compre onde o próprio vendedor estoque o material até o dia de uso. 

Portas e Janelas de Aço

Geralmente são protegidas com materiais anti-corrossivo, mas para não arriscar  seria prudente guardá-las em local coberto. Muito cuidado ao manusear porque um tombo pode empená-las. Não se esqueça da pintura porque é fundamental.

Telhas

As telhas não precisam de muitos cuidados de armazenamento. Podem perfeitamente ficar no tempo, afinal, a vida útil inteira delas será no tempo. Mas muito cuidado ao manuseá-las porque são muito frágeis.Ao estocá-las verifique se as pilhas verticais estão bem seguras.

Tubos de PVC

É aconselhável que tubos de PVC não fiquem no tempo pois o sol, o sereno e a umidade podem resseca-los, fazendo-o rachar e inutilizando-o. Por isso deve-se conservá-los em local coberto, protegido do sol. Aconselhamos que sejam estocados em pilhas horizontais de forma que os tubos possam ficar deitados e retos.

Fios e Cabos

Os fios e cabos devem ser conservados de preferência em uma caixa que esteja em local seco e coberto. Deixar os fios em local aberto ou no tempo, pode rachar a proteção que é geralmente de plástico ou borracha, e um fio sem proteção, nunca é uma boa idéia. O condutor elétrico perde parte do isolamento quando sua camada de plástico ou borracha externa resseca.

Cimento

Os sacos de cimento devem ser mantidos longe da umidade, devem ficar em local seco e coberto. O contato da umidade com o cimento por um certo tempo faz com que o cimento endureça, inutilizando-o permanentemente.

Areia e Brita

A única restrição, é que não se deve deixar areia ou brita no tempo por um longo período de tempo (alguns meses). O vento, além de poder espalhar a areia, traz consigo uma poeira que contém vários agentes e vários tipos de sementes. Com isso podem brotar vários tipos de ervas, tanto na areia quanto na brita. E lembrem-se que areia e brita são proibidos quando estocados no passeio ou na rua.

Fonte: http://www.sitengenharia.com.br/

This entry was posted in Arquitetura, Construção Civil, Dicas do Dico, Economia na Obra, Geral and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>